Audi testa "roncos" para seus elétricos




Em um carro a combustão, o ronco do motor pode ser alterado por uma série de fatores: cilindrada do motor, tipo, escapamento, abafadores... Em um carro elétrico, até 25 km/h, o ruído é nulo. Acima disto, os pneus já emitem algum ruído. O que poderia ser, em tese, uma dádiva em grandes centros, tem se tornado uma constante preocupação, principalmente das associações voltadas a deficientes visuais. Afinal, um carro sem barulho torna-se invisível para eles - e para uma parcela significativa de pedestres distraídos.


Para resolver o dilema, a Audi vem testando diversos sons para seus futuros modelos elétricos. E não quer colocar um barulho de motor convencional. Quer um ruído que identifique esse novo tipo de propulsão. "Os barulhos usados em espaçonaves de filmes são inspirados em sons de carros e, ainda assim, são bem diferentes", explica o Dr. Ralf Kunkel, chefe do departamento de acústica da Audi alemã.

Segundo a marca, ruídos de naves espaciais ou de aviões não são o objetivo. "Queremos um som novo e diferente. O Audi RSQ do filme "Eu, Robô" dá uma indicação de como pode ser um ruído de um Audi no futuro," explica o especialista. Para os testes, a marca usa o Audi e-Tron.







fonte: Car and Driver Brasil

Share on Google Plus

Sobre Erik Lara

Editor e fundador paulistano, tem 22 anos, estudante de marketing na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. É apaixonado por carros esportivos e preparados desde os 6 anos de idade. Aos 17 anos resolveu criar o Age Of Sport Cars para ler, escrever e informar sobre aquilo que mais gosta.

0 comentários :

Postar um comentário